Métodos e técnicas para um ensino de História crítico, reflexivo e participativo.
Resumo:
Um dos mais recorrentes argumentos de alunos em diversos anos do ensino Fundamental e Médio é que “estudar História é chato e sem propósito”. Tal fato decorre em larga medida de um ensino pautado em conteúdos repassados com a imperativa preocupação de aprová-los para o ano seguinte. Isso resulta em uma aprendizagem pouco ou nada significativa, a qual rapidamente torna-se esquecida e sem nenhuma relação com sua vida e visão de mundo. Nesse sentido, o projeto ora apresentado toca em uma questão nodal na educação, a formação de cidadãos críticos e questionadores a partir de seus componentes curriculares.
Tomando, neste caso, a disciplina História como componente curricular, a intenção é promover a instrumentalização de métodos e técnicas específicas com vistas a contribuir para um ensino crítico, reflexivo, analítico e participativo que possibilite aos alunos perceberem-se como sujeitos históricos, transformadores e construtores da sociedade e sua própria realidade. Ao conceber a história como construção derivada de conhecimento e prática social que redimensiona e instiga relações entre passado e presente este subprojeto terá no corpo de suas ações a inserção de temas que remetem a história local, com especial enfoque ao tambor de crioula, gastronomia regional, histórias e lendas contadas pelos mais velhos, Festa do Bumba-meu-Boi, Festa do Divino Espírito Santo, etc.
Em outras palavras, pretende-se instigar a utilização de métodos e técnicas no ensino da História como ferramentas que estimulem a reflexão e a criticidade do aluno, retirando-o de um ensino mecanicista, desprovido de debates e questionamentos. Quanto aos discentes do PIBID, este projeto busca contribuir para a formação de futuros docentes capazes de criar situações onde os alunos sejam estimulados a pensar e problematizar os fatos históricos, seus conceitos e reflexos na sociedade utilizando métodos e técnicas que criem oportunidades para a formação de cidadãos críticos, donos de seu próprio pensar ativo. Para tanto, o ponto de partida será identificar diferentes práticas que possibilitem um ensino de História que alcance as propostas acima descritas superando assim fracassados modelos tradicionais. Isso será possível com um exercício constante que envolva revisão bibliográfica voltada para o ensino de História e reuniões entre o grupo de discentes do PIBID e coordenadora do subprojeto.
Por outro lado, um significativo desafio será identificar métodos e técnicas possíveis de serem utilizadas em Escolas que, não raras vezes, apresentam-se sucateadas e com condições mínimas de estrutura e recursos. Em síntese, a finalidade do projeto “QUE HISTÓRIA É ESSA? Métodos e técnicas para um ensino de História crítico, reflexivo e participativo” é, como o próprio título sugere, uma proposta de intersecção entre possibilidades criativas de ensino e aprendizado de História do qual decorram conhecimentos e com eles, a reflexão, a participação e o despertar de consciências. A ideia é transpor o modelo de aulas pautado em formas tradicionais de ensino e aprendizagem que privilegiam a memorização em detrimento da compreensão da história do mundo e suas relações com a sua própria história.
Daí que um espaço de debates, quando dos encontros dos discentes pibidianos e a coordenadora terá como ponto fulcral o conhecimento e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História e como neles o ensino está diretamente ligado à formação do cidadão crítico, consciente com propostas inovadoras e fundamentais na prática do ensino. Para além disso, este subprojeto busca estabelecer a relação entre teoria e prática e conhecimento e crítica da realidade colocando em evidência o papel de Programas, como a Iniciação à Docência PIBID, na formação de futuros professores.
Objetivos do Subprojeto:
- Promover a instrumentalização de métodos e técnicas específicas com vistas a contribuir para um ensino crítico, reflexivo, analítico e participativo;
- Perceber como as práticas de ensino conservadoras são alimentadas e justificadas;
- Conhecer novas metodologias do ensino de História;
- Refletir sobre as novas concepções implantadas para ensinar História nas instituições de ensino;
- Estimular o conhecimento dos discentes PIBID sobre novas concepções do ensino de História, utilizadas para formar alunos criativos e questionadores;
- Levar o aluno, a partir dos conteúdos ministrados, a compreender-se a si próprio como sujeito social e agente da História;
- Incentivar o interesse dos alunos pela História da humanidade e seus reflexos na sociedade;
- Integrar a aprendizagem acadêmica com a dinâmica das instituições escolares de ensino;
Ao longo dos 18 meses de atividades do PIBID – História, uma das prioridades será o acompanhamento dos discentes pelos coordenadores e professores supervisores. Pautado pelo diálogo entre as 3 partes envolvidas no projeto o foco do acompanhamento será o processo ensino-aprendizagem e a construção das competências dos discentes. Toda dinâmica terá como finalidade última atuar como suporte para os discentes em suas práticas, potencializando seu trabalho de forma a conecta-lo satisfatoriamente com o contexto escolar.
Para tanto, serão pré-agendadas reuniões regulares com o objeto de ouvir os discentes quanto as suas vivências no cotidiano da escola e seus desafios, visando apontar rumos adequados e satisfatórios para os participantes. Igualmente importantes serão as minhas visitas, como coordenadora do subprojeto, à Escola no sentido de acompanhar as atividades e ações dos discentes, bem como a integração destes, com os professores regentes de turmas e alunos. Um dos pontos importantes será a atenção sistemática da Coordenação e Supervisão no que diz respeito a elaboração dos Planos de Aula pelos discentes.
Outra ação de acompanhamento será visitar constantemente às salas de aula, uma vez que esta tarefa possibilita observar o trabalho do discente e suas práticas, bem como, analisar o desempenho dos alunos e como reagem àquela aula. A dinâmica de acompanhamento deverá sobretudo contribuir para o desenvolvimento das potencialidades discentes procurando sempre manter relações de cordialidade, encorajamento, troca de experiências e reflexões sobre as experiências no cotidiano escolar.
Considerações Finais:
A proposta “QUE HISTÓRIA É ESSA? Métodos e técnicas para um ensino de História crítico, reflexivo e participativo” tem como preocupação central estimular a utilização de métodos e técnicas capazes de propiciar aos alunos abordagens de conteúdos que os estimulem a refletir e criticar aquilo que apreendem retirando-os de um distanciamento e apatia derivados de um ensino mecanicista e meramente narrativo.
Sua finalidade é senão a aplicação de ferramentas de ensino e processos metodológicos inversos àqueles pautados nos moldes formalistas da relação ensino-aprendizagem tradicional, ou seja, a utilização dentro do universo escolar de métodos e técnicas do ensino de História que venham enriquecer o processo de ensino e aprendizagem permitindo o desenvolvimento intelectual do aluno de forma crítica, reflexiva e participativa.
Ao seu término tenciona-se como resultante a elaboração de um seminário aberto a comunidade universitária, especialmente aos alunos do Curso de História onde serão apresentados os resultados e alcances do projeto. Por fim a elaboração de um dossiê contendo sugestões de métodos e técnicas para aulas de História.
Autor@: Profa. Dra. Marize de Campos (DEHIS UFMA)