Tela do Kahoot! Aplicativo de celular |
Um dos maiores desafios para os professores é o uso do celular e demais aparelhos eletrônicos durante as aulas pelos alunos, trazendo, muitas vezes, prejuízos ao aprendizado e refletindo, principalmente, na não assimilação do conteúdo ministrado.
Dessa forma, buscando cada vez mais a atenção e a interação dos discentes, a professora Creudecy Costa, do IFMA Centro Histórico de São Luís, apresentou à classe o aplicativo Kahoot!, que consiste em um jogo de perguntas e respostas de múltiplas escolhas, onde o docente é responsável pela elaboração das questões as quais são apresentadas posteriormente a turma. Nesse sentido, tal artifício, que necessita de conexão com a internet nos aparelhos celulares dos alunos, funciona auxiliando na fixação do assunto estudado nas aulas.
O recurso foi utilizado nas turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, contendo perguntas relacionadas a conceitos básicos da História, como fontes históricas, tempo e espaço; além do que vem a ser a História (tema relacionado ao nosso projeto do PIBID), fato social e fato histórico, direcionados a 1ª série. Além disso, também foram abordados temas como Reinado Brasileiro, Período Regencial, Segundo Reinado, Abolição da Escravatura e Guerra do Paraguai para a 3ª série.
O jogo foi bem aceito em todas as salas: os estudantes participaram com bastante empolgação, gerando uma competição saudável entre eles. Prova disso foram as surpreendentes três melhores pontuações entre os participantes, disponibilizadas pelo relatório e pelo ranking oferecidos através do próprio aplicativo.
Portanto, como foi demostrado acima, o Kahoot! foi um sucesso, mostrando que os aparelhos tecnológicos podem ser utilizados, com devido acompanhamento dos professores, para proporcionar uma atividade lúdica e descontraída a todos os envolvidos sem sair, no entanto, da perspectiva educativa de uma aula.
Tela do Kahoot! Versão para Desktop |
Autor@: Pibidian@ Gleyce de Araújo Reis