Pibidianos de História da UFMA no laboratório de fotografia do IFMA - Segunda fase do projeto: catalogação das fotografias. |
A história de São Luís sempre foi repleta de acontecimentos, fatos e relatos marcantes do nosso dia a dia. Em busca de rememorar das pequenas histórias de pessoas que não são consideradas “heróis ou heroínas” em nossos livros didáticos, mas são nossos heróis cotidianos, que o projeto Memorial IFMA se encontra a pleno vapor em suas atividades.
Nascido em 2015, o projeto Memorial IFMA busca trazer à tona a memória do Instituto Federal do Maranhão, bem como a história das pessoas que contribuíram para que o IFMA se tornasse uma escola de referência em todo território maranhense. Assim, o projeto procura desenvolver vários subprojetos que visam a revitalização dessa memória, como entrevistas com ex-alunos e antigo servidores do Instituto que deixam suas contribuições com relatos sobre suas vivências, experiências e percepções dos acontecimentos históricos.
O Acervo Helber Macambira
O Acervo Helber Macambira
Seguindo esta mesma linha, o Acervo Helber Macambira é um subprojeto do Memorial que busca a revitalização da memória através das fotografias.
O surgimento desse acervo parte de uma mobilização entre as professoras Creudecy Costa da Silva (Profa. Me. de História), Terezinha de Jesus Campos de Lima (Profa. Dr. de Turismo) e Carlos Eduardo Cordeiro (Tec. Em Fotografia), dentre alunos e outros professores. Esse esforço mútuo foi uma missão de resgate das fotografias que se encontravam em uma situação de esquecimento e processo de putrefação.
A Primeira Fase tratou da recuperação desse acervo e adotou como patrono Helber Macambira, o ex-servidor e fotógrafo da Escola Técnica (Antiga denominação dada ao IFMA). Este novo material demandou um trabalho intenso, abrangendo limpeza e separação. O acervo conta com aproximadamente 6.000 fotografias de um período entre 1953 a 1985, um tempo crucial na história brasileira e que abrange a ditadura civil-militar.
A participação do PIBID de História na construção da Memória
Atualmente em sua Segunda Fase, o projeto Memorial conta agora com uma nova ajuda: o PIBID de História da UFMA, que juntou-se a causa da preservação em setembro de 2018. Nessa fase do projeto, as professoras, os bolsistas do projeto e os pibidianos estão concentrados na catalogação do material, dividindo-o por ano e estado de conservação para que, então, possa ser numerado.
O produto final do projeto será um acervo digital aberto à comunidade de pesquisadores, estudantes e leitores interessados nas mais diversas temáticas. Esse possibilitará a criação de uma nova historiografia sobre São Luís e também proporcionará uma nova visão sobre nossa cidade e do papel ativo enquanto sujeitos históricos e modificadores da realidade.
Em tempos de emergência de regimes que buscam a distorção ou o apagamento das memórias coletivas, o Projeto Memorial IFMA e o acervo Helber Macambira apresentam-se com o intuito de revitalização das mesmas. Eles são um lembrete para que fotografemos mais com nossas lentes naturais e passemos a dar mais valor para estes registros recuperados, testemunhas de uma história que não pode ser perdida.
Autor@: Pibidian@ Gustavo T. Moura