Pibidianos da Escola Modelo e a Professora Supervisora Nácia Noleto na culminância do Projeto de Carnaval. |
O Carnaval é a época em que alguns viajam, outros saem para os blocos de rua e muitos seguem os trios elétricos com suas atrações diversas.
Seguindo, então, esse ritmo, muitas escolas decretam feriado e não funcionam, dando, assim, liberdade aos seus alunos para divertirem-se. Mas será que eles já se perguntaram como os blocos, as escolas de samba e muitas outras atrações que permeiam o Carnaval surgiram e quais foram os seus idealizadores?
Conhecendo essa realidade e as dificuldades que os mesmos têm de associar o que é aprendido na escola com a vida cotidiana, foi realizado um projeto na Escola Benedito Leite com a supervisão da Prof.ª Nácia Noleto a respeito do Carnaval Ludovicense, visando obter uma maior aproximação dos discentes com os conteúdos históricos relacionados, a promoção de uma consciência crítica e reflexiva e o despertar do sentimento de pertencimento e reconhecimento da identidade da cultura local.
Com os temas Bailes de Carnaval, Pierrot, Arlequim, Colombina, Blocos Tradicionais, Escolas de Samba de São Luís e o Bicho Terra (brincadeira tradicional da capital), cada dupla de pibidianos escolheu um tópico para trabalhar com as turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os alunos (com ajuda dos pibidianos) fizeram pesquisas, reuniões e ensaios, cuja a culminância aconteceu no dia 01/03, onde pode-se observar toda a dedicação empregada. Dessa forma, houve apresentações dos fofões, dentro do tema Bailes de Carnaval; uma peça a respeito do Pierrot, Arlequim e Colombina e a presença de ritmistas cantando e contando um pouco da história de resistência para manter viva a tradição do bloco tradicional do qual fazem parte.
E, para encerrar a festa, contou-se com a apresentação do Bicho Terra juntamente com os alunos que estavam envolvidos com este tema. Eles chamaram a escola para sentir de perto como é dançar e cantar as músicas.
O projeto alcançou os seus principais objetivos e focou, principalmente, no resgate das raízes da cultura local e nas festividades do Carnaval de São Luís do Maranhão.
Autor@: Pibidian@ Raíssa Queiroz