O presente artigo tem como objetivo a discussão acerca do poeta inconfidente Cláudio Manuel da Costa e da ideologia diferenciada que o levou a entrar na Conjuração Mineira. Nesse sentido, tratou-se de trazer parte da biografia que o mostra como um homem complexo e esmerado, pertencente ao mundo dos versos e, simultaneamente, ao mundo dos assuntos que tratavam da relação do povo mineiro com a Coroa Portuguesa no século XVIII. Por intermédio de livros especializados no assunto e artigos de mesma linha, verificou-se, mesmo não existindo um diário pessoal do poeta, que ele foi vítima dos próprios ideais e não pode prever o escárnio moral que o levaria a sucumbir, por mãos próprias, em 1789.
terça-feira, 31 de dezembro de 2019
Artigo: Cláudio Manoel da Costa: O Poeta Inconfidente Vitimado Pelos Ideais
Pibid HST UFMA - Experiências - Episódio # 04 - Prof. Thiago Lima dos Santos
Nessa série de mini depoimentos sobre as experiências passadas e atuais do PIBID, o quarto traz o Prof. Dr. Thiago Lima dos Santos, supervisor do Pibid HST do Colégio Universitário - COLUN. Embarque com a gente!
Direção: Pibidian@ Hyago Rodrigues
Cameraman: Pibidian@ Hyago Rodrigues
Edição: Pibidian@ Ticyana Franco
domingo, 22 de dezembro de 2019
Artigo: Revolta da Cachaça
O ensino de História do Brasil Colonial ainda é menos difundido do que o ensino, por exemplo, da História Contemporânea. Uma explicação para esse menor foco pode ser o fato de haver pouca documentação sobre o que realmente aconteceu no Brasil Colônia. Uma outra explicação pode ser fato de que se tem uma imagem de uma colônia muito passiva e que vivia em completa harmonia perante tudo o que estava acontecendo para se colonizar a América Portuguesa. No sentido de desconstruir essa imagem, deve-se priorizar uma maior difusão do que realmente acontecia, seja explicando como era a vida cotidiana na colônia, seja pela história indígena ou pela história dos povos trazidos de África. Dessa forma, com enfoque nesse âmbito, um dos marcos do período colonial que ainda é pouco difundido, nesse sentido, é a Revolta da Cachaça.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
Artigo: As Religiões Afro-brasileiras no Maranhão: um olhar para o tambor de Mina e o Terecô de Codó
O presente artigo, cujo tema é "AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NO MARANHÃO: UM OLHAR PARA O TAMBOR DE MINA E O TERECÔ DE CODÓ", apresentará uma visão inicial sobre as religiões afro-brasileiras no Maranhão, destacando, principalmente, o Tambor de Mina e o Terecô de Codó, que são essencialmente maranhenses, mesmo com suas influências africanas. Dessa forma, os africanos escravizados trouxeram suas culturas, cosmovisões e religiosidades, que foram mescladas com tradições locais, como as indígenas, sendo ressignificadas ao contexto de repressão e dominação em que estavam inseridos, tornando a permanência dos terreiros um ato de resistência, pois a discriminação, assim como o cerceamento, continua.
O artigo foi produzido pel@ pibidian@ Gleyce Araújo para a para obtenção de nota parcial na disciplina de Maranhão Colonial.
Clique aqui para o download completo do artigo em pdf.
Pibid HST UFMA - Experiências - Episódio # 03 - Prof. Dr. Rodrigo Bianchini
Nessa série de mini depoimentos sobre as experiências passadas e atuais do PIBID, o terceiro traz o Prof. Dr. Rodrigo Bianchini, coordenador institucional do Pibid - UFMA. Embarque com a gente!
Direção: Pibidian@ Louyse Sousa
Auxiliar de direção: Pibidian@ Ticyana Franco
Camerawoman: Pibidian@ Gleyce Araújo
Edição: Pibidian@ Ticyana Franco
Edição: Pibidian@ Ticyana Franco
Assinar:
Postagens (Atom)