Termo derivado do inglês, o bullying é um tipo de violência que causa muitos danos à saúde física e mental das pessoas que estão inseridas nesse triste universo. Todos são atingidos, direta ou indiretamente: agressor, agredidos, pais, professores, a escola e a sociedade. Só há perdas, pois o ódio semeia o sentimento de vingança, a desesperança, a vontade de não estudar e de não mais viver.
segunda-feira, 29 de julho de 2019
Bullying no ambiente escolar - um problema de todos nós!
A escola é um organismo vivo em que a vivência dos seres que a compõe é de extrema importância para criar um ambiente de aprendizado construtivo e que se refletirá, consequentemente, na sociedade que a engloba. E é a partir dessa premissa que podemos enxergar o bullying muito além das simples brigas ou implicâncias que o senso comum ainda teima em normatizar.
terça-feira, 23 de julho de 2019
Notícia - Eventos que discutirão o feminismo nos espaços educativos - 2019/UFMA
A sétima edição do Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar (Ememce) e do Simpósio Maranhense de Pesquisadores Sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (Simpergen) trará o tema “Feminismos nos espaços educativos”. Com período de realização entre os dias 10 e 13 de setembro, o evento terá como sede o prédio do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus Bacanga, em São Luís.
domingo, 14 de julho de 2019
Notícia: VIII Encontro de História Antiga e Medieval Internacional - 22 a 24 de Outubro e 2019
Data: 22 a 24 de Outubro de 2019.
Local: Prédio do Curso de História - UEMA - Rua da Estrela, 329, Centro, São Luís, Maranhão.
Notícia: 3º Simpósio Eletrônico de História Oriental
Boaventura de Sousa Santos, em seu texto “O Fim das Descobertas Imperiais” [2002], afirmava que “Do ponto de vista do Ocidente, o Oriente é a descoberta primordial do segundo milênio. O Ocidente não existe fora do contraste com o não-Ocidente. O Oriente é o primeiro espelho da diferença neste milênio. É o lugar cuja descoberta descobre o lugar do Ocidente: o centro da história que começa a ser entendida como universal. É uma descoberta imperial que em tempos diferentes assume conteúdos diferentes. O Oriente é, antes de mais, a civilização alternativa ao Ocidente — tal como o sol nasce a Oriente, também aí nasceram as civilizações e os impérios. Esse mito das origens tem tantas leituras quantas as que o Ocidente tem de si próprio, ainda que estas, por seu lado, também não existam senão em termos da comparação com o que não é Ocidental. Um Ocidente decadente vê no Oriente a Idade do Ouro; um Ocidente exaltante vê no Oriente a infância do progresso civilizacional”.
Período: 05 a 09 de Agosto de 2019.
Faça a sua inscrição aqui: http://simporiente2019.blogspot.com/p/inscricoes.html
Mês do Orgulho LGBTQIA+: 28 de Junho
Não só de São João e Bumba-Meu-Boi se alimenta o mês de junho. Junho é um mês de extremo significado para uma minoria que luta todos os dias para se auto afirmar e se orgulhar do que são sem se submeterem às humilhações cotidianas pautadas numa crença preconceituosa e não-inclusiva. Sim, esse é o mês do Orgulho LGBTQIA+. Todo dia é dia de lutar e defender a sua identidade, seja ela qual for, e o seu amor, seja ele como for. Essa é uma época em que o movimento LGBTQIA+ se une com mais força para reivindicar nas ruas os seus direitos e o combate a lgbtfobia que agride e mata tantas pessoas por um discurso de ódio sem fundamentos.
Assinar:
Postagens (Atom)